Curiosidades

 

     As tampas dos esgotos são circulares e não quadradas, porque uma tampa de esgoto quadrada poderia escorregar pelo buraco e cair dentro do esgoto, quando a voltássemos de lado.

 

     O maior sólido geométrico feito pelo homem é a  pirâmide de Quéops, no Egipto e foi construída no século 25 a.C.. 

   Esta construção é uma das "sete maravilhas do mundo" que chegou quase intacta aos nossos dias.

    Tem de altura 138m e a base quadrada tem de lado 230m. Cobre uma área de 54000 m2 e foi feita com mais de dois milhões de blocos de pedra, pesando cada um deles, em média, 2,5 toneladas.

    Segundo o historiador grego Heródoto, esta pirâmide, cujas faces laterais são triângulos isósceles, possui a seguinte propriedade: "Cada face lateral triangular tem uma área igual à do quadrado construído sobre a altura da pirâmide."

    Os egípcios construiram cerca de 80 estruturas do tipo desta pirâmide.       

    A célebre frase que Napoleão disse aos seus soldados aquando da conquista do Egipto foi: "Soldados, do alto destas pirâmides quarenta séculos vos contemplam."

  

     Outra pirâmide célebre construída nos nossos dias, ou melhor, em 1988, é a pirâmide de Louvre que tem de altura 21m e a base quadrada tem 34m de lado.

 

     De entre todas as figuras planas com o mesmo perímetro, o círculo é a que tem maior área.

 

     O lançamento de um projéctil sobre o qual actue somente a força da gravidade tem uma trajectória parabólica.

 

     A trajectória de uma partícula alfa no campo electromagnético do núcleo de um átomo traduz-se por uma hipérbole.

 

     Nos tempos primitivos da civilização grega, foi usado pelos gregos o triângulo de descarga, uma construção que permitia descarregar as pressões exercidas por grandes pesos que se encontravam por cima das portas dos túmulos e das cidadelas.

    Devido ao peso, as portas podiam abater, mas, com o triângulo esse peso era suportado pelos postes laterais que eram maciços. Os triângulos de descarga eram geralmente abertos, mas podiam ser tapados e decorados, como acontece no caso da cidade de Micenas com a porta dos leões.

 

     Na Expo98, no pavilhão da Suiça, podíamos ver um hipercubo.