Fazendo uso do programa Geometer's Sketchpad construa as figuras dos jogos 2 e 3 e tente descobrir propriedades dos polígonos e relações entre eles.
Construa o fractal Triângulo de Sierpinski no Geometer's Sketchpad fazendo uso de um script.
Na figura que se encontra a seguir r, s, e t representam três ruas.
Usando o Geometer's Sketchpad:
a) Determine o local em que se deve construir um depósito de água que fique a igual distância das três ruas.
b) Se pretendermos instalar um poste de iluminação equidistante dos cruzamentos, onde o deveremos fazer?
A figura que se segue representa o esboço de parte de um povoado.
Usando o Geometer's Sketchpad, represente o local da rua AB onde deverá ser colocada uma cabine telefónica que fique à mesma distância das ruas Ac e BC. Assinale a rua com menor comprimento que será aberta da cabine até à rua BD.
A circunferência dos nove pontos
Em 1821, o matemático francês Poncelet demonstrou que para todo o triângulo é possível encontrar uma circunferência passando pelos seguintes pontos:
- os pontos médios dos lados
- os pés das alturas
- os pontos médios dos segmentos que unem os vértices do triângulo ao ortocentro (ponto de encontro das alturas)
A esta circunferência é costume chamar a circunferência dos nove pontos.
Usando o Geometer's Sketchpad:
1. Construa um triângulo e seguidamente a respectiva circunferência dos nove pontos.
2. Verifique os teoremas seguintes:
Teorema A: O raio da circunferência dos nove pontos tem um comprimento igual a metade do comprimento do raio da circunferência circunscrita ao triângulo.
Teorema B: O centro da circunferência dos nove pontos está sobre a recta de Euler, a meia distância entre o ortocentro e o circuncentro.
Nota: A recta de Euler é a recta definida pelo ortocentro e pelo circuncentro de um triângulo.
Teorema C: A circunferência dos nove pontos é tangente à circunferência inscrita e os três circunferências ex-inscritas do triângulo.
COMENTÁRIO
Na resolução desta actividade, talvez o primeiro problema que se coloca é, tendo os nove pontos marcados, como traçar a circunferência visto que o programa Geometer's Sketchpad apenas constrói circunferências se tivermos o centro e o ponto ou o centro e o raio. Mas este problema facilmente é ultrapassado fazendo uso do comando "arc by three points". A maior dificuldade poderá surgir quando nos é pedido para verificarmos o teorema A pois, para fazermos esta verificação, precisamos de marcar o centro da circunferência, para determinarmos o raio. Um processo através do qual é possível determinar o centro da circunferência é o seguinte: designemos por P um dos nove pontos da circunferência. Tracemos uma tangente t em P à circunferência. Em seguida, tracemos uma perpendicular p à recta t em P. Seja Q o ponto de intersecção de p com a circunferência. O centro da circunferência é o ponto médio do segmento PQ. Mas como aplicar este processo utilizando o programa? Visto que o programa não tem um comando que permita traçar tangentes à circunferência, não é possível este processo.
O que é de salientar é que, como o programa não faz tudo aquilo que manualmente é possível fazer, é necessário fazermos uso de outros conhecimentos de Geometria. Este programa obriga-nos a pensar acerca dos conceitos de Geometria e a arranjar processos alternativos que, caso estivéssemos a resolver normalmente, certamente não utilizaríamos. Permite que nos apercebamos da interligação que é possível estabelecer entre diferentes noções de Geometria, o que é extremamente importante.
FICHA DE TRABALHO
Verificar que os triângulos com a mesma área podem não ter o mesmo perímetro.
1- Trace um segmento de reta.
2- Defina uma reta paralela ao segmento anterior.
3- Construa um triângulo considerando o terceiro vértice sobre a reta.
4- Desloque este vértice ao longo da reta.
5- Trace a altura em relação à base.
6- Complete a figura de modo a obter os elementos necessários para a resolução do problema.
Que conclusão pode tirar sobre as áreas dos vários triângulos?
7- Marque os triângulos necessários e determine as suas medidas.
8- Preencha o quadro anexo.
lado 1 |
lado 2 |
base |
perímetro |
altura |
área |
E agora já pode responder à pergunta?
Mais atividades, utilizando o Geometer's Sketchpad, podem ser encontradas em...
https://learningcenter.dynamicgeometry.com/PropertiesShapes.htm
Propriedades de polígonos
https://learningcenter.dynamicgeometry.com/AnglesTriangle.htm
Ângulos num tirângulo